domingo, 5 de julho de 2009

Vamos todos cirandar!


Essa ciranda não é minha só!
Ela é de todo nós,
Ela é de todos nós...
Inicio este texto com o trecho da canção "Minha Ciranda" de autoria de Capiba, interpretada pela grande cirandeira brasileira Lia de Itamaracá.
São lindas as cirandas brasileiras assim como são muito divertidas e bonitas diversas canções de nosso folclore infantil.
Mesmo antes de me formar em danças circulares já gostava de formar rodas para cantar e dançar cirandas, canções indígenas...Quem participa de meus cursos sabe do que estou falando.Rodas não somente para dançar, mas para conversar, trocar energia,olhar no olho e fazer parte do circulo mágico!
No dia 23 de junho aconteceu no Teatro Carlos Gomes um evento muito especial que batizei de Ciranda da familia! Realizei e planejei com mais duas colegas de trabalho que fazem parte do Núcleo de musicalização onde trabalho, a Carol e a Suelen.
Desde o ano passado tinha vontade de reunir pais e filhos com o intuito de integrá-los e não somente fazer as tradicionais apresentações onde os pais enlouquecem para tirar fotos de seus fofos!
No inicio deste ano voltei encantada com o festival de música étnica que participei em Curitiba onde fiz oficinas e palestras voltadas à música celta,indiana,afro-brasileira, cantos sagrados e ritmos do mundo.Assim conheci e apresentei a professora Carol a música do Jacaré Poio cantada no ritmo do cacuriá(ritmo nordestino). Ela se encantou e já começou também a rodar com aquele som contagiante, juntamente com as mães e os bebês que fazem musicalização.Resultado: acabamos dançando o jacaré e outras rodas e cirandas, ousando criar uma grande roda no salão de festas do teatro.
Foi surpreendente! E umas três rodas se formaram uma dentro da outra!Eu já havia promovido e focalizado rodas grandes e uma das últimas foi com 200 mulheres agricultoras em Guaramirim e 100 enfermeiros do Santa Isabel em Blumenau.
Mas ali havia todas as gerações reunidas: mães, pais, avós, tias, filhos, netos, amigos...O salão ficou pequeno! Ainda contamos com a participação dos alunos de percussão do prof. Jurandir e do músico Matias que deram brilho as nossas cirandas. Pelos depoimentos creio ter sido uma experiência muito legal para as famílias, pois sem ensaio entraram na roda e fizeram acontecer. Dar as mãos para quem não conheço, pisar no pé de alguém sem querer,estar disposto a se expor sem se preocupar com julgamentos, rir, brincar, fazer gestos e coreografias,pereceber o corpo, o ritmo, a forma,a sonoridade...vivenciar a cultura infantil e brasileira...Suar, desamarrar o nó da gravata,experimentar o desconhecido, ser espontâneo, improvisar... isto tudo é música, é arte: A ARTE DO ENCONTRO!

No próximo sábado dia 11 de julho, às 14h30,estarei promovendo uma Ciranda da Família com a comunidade do Cei Emilia Piske em Blumenau, onde pais, filhos, educadores e amigos desta comunidade estão convidados a brincar de roda e cirandar!O evento será promovido pelo próprio Cei que vem durante este ano pesquisando o folclore infantil!
Será outra experiência prazerosa com certeza!
Também no dia 13 estarei no Anahata(Centro de Desenvolvimento Humano) junto com mais duas focalizadoras de dança, Juçara e Rose,participando da noite Meditativa onde iremos focalizar danças bem especiais e cantar alguns mantras.
E por aí a ciranda vai cumprindo sua função e e a roda sua missão!
Rodas são bem vindas em todos os ambientes e promovem a integração, amizade e alegria!Por isto vamos todos cirandar!

Agora termino com a outra parte da ciranda:
Pra se dançar ciranda, juntamos mão com mão!
Formamos uma roda cantando uma canção!

Abraços dançantes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário